quinta-feira, 3 de março de 2022

Hipocrisia sobre a Ucrânia

Evaggelos Vallianatos

Acompanho a evolução da guerra na Ucrânia. O New York Times continua a actualizar as notícias da guerra hora a hora. Mas embora eu condene a violência da guerra, não posso ignorar a hipocrisia do Ocidente, isto é, a aliança militar da OTAN liderada pelos EUA que cerca a Rússia.

[…]

Estudar a História

O Ocidente, incluindo os Estados Unidos, precisa de estudar e relembrar a história. Eurípides, um poeta ateniense do século V a.C., disse que aqueles que estudam e compreendem a história conquistam as virtudes da felicidade e da sabedoria.

Eurípides deveria saber. Ele viveu em Atenas, então destruída pela Guerra do Peloponeso, de longe a guerra civil mais destrutiva da história grega.

É uma pena que os europeus finjam que esqueceram as terríveis consequências de duas guerras civis europeias, a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. Eles agem como se fossem dar as boas-vindas a uma terceira guerra mundial na Europa.

Não estou a defender a invasão russa da Ucrânia. Mas estou chocado com a ignorância deliberada dos políticos europeus/ americanos ao descartarem as preocupações legítimas da Rússia.

Vladimir Putin, presidente da Rússia, tem dito aos europeus/ americanos que devem parar as movimentações da OTAN na Europa Oriental e deixar a Ucrânia em paz. Os líderes da OTAN deveriam saber que a Ucrânia fazia parte da Rússia há séculos. Kiev foi a primeira capital da Rússia.

Acabar com a guerra na Ucrânia

Para pôr um travão na guerra furiosa na Ucrânia, os líderes europeus e americanos da OTAN devem parar as suas ameaças infantis e sanções à Rússia. Eles deveriam convidar Putin para uma conferência para acabar com a guerra, prometendo em um tratado oficial que a Ucrânia nunca seria convidada a juntar-se à OTAN.

Tal acordo deve ser o primeiro passo para esfriar os ânimos de ódio, racismo e histeria anti-russa no Ocidente. Lembrem-se, a Rússia e os Estados Unidos estão armados até aos dentes com armas nucleares. Nenhum político sensato deve levar insultos ou ameaças longe demais. Putin já ordenou que as suas forças nucleares estejam em “prontidão especial de combate”.

A segunda iniciativa europeia/ americana seria reorganizar o status de segurança do mundo pós-Guerra Fria. A OTAN é necessária? Por que não substituí-la por um acordo de segurança que inclua os Estados Unidos, a União Europeia, a Rússia e a China?

Dragão do caos climático feito pelo homem

Se há um lado positivo na guerra na Ucrânia, é a esperança de uma compreensão e prática mais abrangentes de cooperação entre humanos na América e na Europa e no mundo.

A Terra e todas as civilizações estão cercadas pelo caos climático que exige o fim imediato de todos os conflitos humanos. Só unida a humanidade  pode escapar da maioria das devastações dos ataques da própria natureza.

Não é que a natureza odeie os humanos. Pelo contrário, a natureza nutre os humanos e as suas civilizações. Mas o caos climático é um dragão antropogénico que requer a cooperação estreita da Rússia, Estados Unidos, União Europeia e China para diminuir a ferocidade da destruição.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou os líderes mundiais no final de 2021 para agirem para que a queima descontrolada de combustíveis fósseis não traga um futuro “infernal”.

Infelizmente, no entanto, a guerra na Ucrânia praticamente forçou as mudanças climáticas a afastarem-se das políticas públicas e da mente das pessoas, dando mais uma vitória à indústria de combustíveis fósseis. O negócio, como de costume, estava de volta aos negócios.

De acordo com o relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, da ONU, de 28 de Fevereiro de 2022, “TODAS as formas de vida na Terra já foram afectadas por mudanças sem precedentes do nosso sistema climático. Metade da humanidade vive na zona de perigo.”

Guterres disse que o relatório do IPCC “é também um atlas do sofrimento humano e uma acusação condenatória da liderança climática fracassada”. “Os factos”, disse ele, “são inegáveis. Essa abdicação da liderança é criminosa. Os maiores poluidores do mundo são culpados de incêndio criminoso na nossa única casa.”

Portanto, os líderes da Rússia, Ucrânia, UE-OTAN e América têm de parar a guerra na Ucrânia e começar a agir como adultos na defesa da civilização e da Terra.

 

Texto original Evaggelos Vallianatos é um historiador e estrategista ambiental, que trabalhou na Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos durante 25 anos. É autor de 6 livros.